Acidente aconteceu por volta das 5h da manhã deste domingo (26), na Estrada Jarbas Passarinho, no bairro Placas. Veículo foi retirado pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito por constar débitos em aberto. Condutor fugiu após colisão contra poste em Rio Branco
Arquivo pessoal
O motorista de um carro atingiu um poste na Estrada Jarbas Passarinho, no bairro Placas, em Rio Branco, neste domingo (26), abandonou o veículo e fugiu do local. O acidente ocorreu 5h da manhã.
De acordo com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran), em tese não houve vítima e também não é possível confirmar se o dono do carro era quem estava conduzindo o veículo.
LEIA MAIS
Empresário morre ao bater carro contra poste em zona rural de Rio Branco
Motorista perde controle de caminhão, bate em postes de energia e deixa mais de 300 moradores sem luz no AC
Carro bate em poste e uma pessoa morre em estrada de Rio Branco
O Centro de Operações Policiais Militares (Copom) foi acionado e informado que, após a colisão, duas mulheres em uma moto estiveram no local com a chave do carro e tentaram fazer com que o veículo funcionasse, mas não conseguiram e foram embora sem o veículo.
Ao chegar no local da ocorrência, o Bptran constatou que o motorista do veículo já havia fugido do local. O carro foi removido por constar débitos em aberto.
A Energisa foi chamada para realizar a troca do poste atingido e deve terminar a substituição por volta das 13h deste domingo (26). Cerca de 70 casas e comércios estão com fornecimento de energia elétrica interrompido por conta do ocorrido, segundo a Energisa.
Energisa foi ao local para realizar a troca do poste
Asscom/Energisa
Batida em poste (abalroamento) no Acre
Conforme dados da Energisa, em 2023 foram registradas 136 ocorrências de abalroamento no Acre, que resultaram na interrupção no fornecimento de energia para mais de 42,4 mil clientes. Este ano, já foram mais 36 casos que afetaram quase 6 mil clientes.
Quando um acidente assim acontece, a substituição de um poste pode levar entre 4 e 8 horas, aproximadamente, a depender da localidade e acesso, tipo e quantidade de estruturas e equipamentos envolvidos.
“Por isso, mesmo que o impacto da batida não interrompa o fornecimento na hora, precisamos realizar um desligamento emergencial para efetuar o serviço. Existem casos em que o dano à rede é tão grave que é necessário trocar mais de um poste. Mesmo com nossa tecnologia para minimizar a quantidade de clientes atingidos, a região mais próxima da ocorrência vai ficar comprometida durante esse intervalo de tempo”, explicou o gerente de construção e manutenção da Energisa Acre, Loureman Azevedo.
O que fazer em caso de acidente?
A Energisa possui em sua rede de distribuição com tecnologias de proteção, que desligam o fornecimento de energia, em caso de interferência nos cabos ou postes. Porém, a primeira atitude dos envolvidos em um acidente com poste deve ser garantir sua própria segurança. Motoristas, passageiros, pedestres e moradores da região devem ficar atentos à possibilidade de haver cabos energizados no chão ou em cima de veículos.
No caso de um abalroamento com poste, a Energisa recomenda que, se possível, aguarde dentro do carro, não toque em partes metálicas e fios, aguarde a equipe da Energisa chegar ao local para realizar os procedimentos de desligamento e de segurança.
Caso você presencie ou esteja passando no momento do abalroamento, mantenha distância e entre em contato com a Energisa. “É comum que as pessoas que estão no local queiram ajudar os envolvidos, fotografar ou filmar o acidente, mas é preciso manter distância, até a chegada da equipe da Energisa para que não haja riscos de sofrer um choque elétrico”, explica a coordenadora de segurança da Energisa Acre, Gabriella Mendes.
Em caso de urgências envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser avisada imediatamente para que os reparos sejam feitos de forma segura, por meio canais de atendimento ao cliente:
Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
Gisa: https://gisa.energisa.com.br/
Site: www.energisa.com.br
Call center – 0800-647-7196
Vídeos: g1