Ataque com faca e granadas em estação de metrô deixa quatro mortos em Taiwan

Suspeito, um ex-soldado com antecedentes criminais morreu durante perseguição policial; Motivação é desconhecida.

Um ataque com faca e granadas de fumaça deixou ao menos quatro mortos e vários feridos no centro de Taipé, capital de Taiwan, nesta sexta-feira, 19. O suspeito, um homem de 27 anos, morreu com uma queda durante perseguição policial em uma das áreas mais movimentadas da cidade, segundo autoridades locais.

O ataque começou no fim da tarde, em pleno horário de pico, dentro da Estação Central de Taipé — 0 principal centro de transporte da capital. De acordo com o prefeito, Chiang Wan-an, uma das vítimas morreu ao tentar conter o agressor ainda dentro da estação. Após lançar granadas de fumaça para provocar pânico, o suspeito fugiu em direção ao bairro de Zhongshan, conhecido por seus centros comerciais e vida noturna.

Imagens gravadas por pedestres e divulgadas nas redes sociais mostram o agressor pegando as granadas de uma bolsa e lançando-as em direção à multidão antes de atravessar a rua correndo e entrar em um shopping, onde atacou pessoas, aparentemente, de forma aleatória.

Veja o vídeo:

Segundo o governo, o suspeito era natural de Taoyuan, no norte de Taiwan, e serviu como soldado voluntário da Força Aérea em uma equipe de radiocomunicação próxima ao aeroporto de Songshan, na capital. Ele foi dispensado em 2022. O primeiro-ministro taiwanês, Cho Jung-tai, afirmou que o homem tinha antecedentes criminais e mandados de prisão em aberto. A imprensa local informou que ele era procurado por obstrução ao serviço militar, após faltar a convocações em 2024.

Cho classificou o episódio como um “ataque deliberado”, embora o motivo ainda seja desconhecido. Já o presidente de Taiwan, Lai Ching-te, afirmou, em comunicado, que a segurança será reforçada em todo o território e prometeu tolerância zero diante de crimes violentos.

Crimes desse tipo são raros em Taiwan, mas episódios recentes têm aumentado a preocupação das autoridades. Nos últimos anos, ataques com faca no sistema de metrô levaram à adoção de medidas preventivas, como a exibição de vídeos educativos nos trens, que ensinam passageiros a se proteger de agressores usando guarda-chuvas ou extintores de incêndio.

Em 2014, um estudante universitário matou quatro pessoas e feriu mais de vinte em um atentado semelhante no metrô de Taipé. Ele foi executado dois anos depois. No ano passado, três pessoas ficaram feridas em um ataque com faca em Taichung, a segunda maior cidade da ilha.

Fonte:Veja.