Idade não é limite: empreendedores começam negócios de sucesso depois dos 6

O número de empreendedores seniores, pessoas com 60 anos ou mais que decidem abrir e liderar negócios próprios, já bate recordes no Brasil. De acordo com o último levantamento do Sebrae, em 2024, os empreendedores 60+ chegaram a 4,3 milhões. Um crescimento superior a 40% na última década. Os donos de negócio sênior estão presentes em vários setores, com destaque para: serviços (36,4%), comércio (21,9%) e agropecuária (16,6%).
A tendência reflete não apenas o aumento da longevidade e da população idosa no país, mas também a busca por uma vida mais ativa após a aposentadoria. Para muitos, empreender significa complementar a renda, se manter produtivo e até transformar hobbies em fonte de sustento. O resultado é um mercado cada vez mais diverso, onde o empreendedorismo da terceira idade vem se consolidando como força relevante na economia brasileira.
Alexandre Balle está prestes a completar 60 anos e nem pensa em ficar parado. Cerca de três anos atrás, mesmo depois de aposentado, viu no artesanato uma forma de ter renda extra e compartilhar sua arte. Hoje, ele tem na cidade de Jaú, interior de São Paulo, um ateliê onde faz peças artesanais em macramê e japamalas (colar de oração) “Pretendo fazer ainda marcenaria criativa com madeira de descarte. Sempre quis ter uma coisa minha, mas não um comércio, queria algo que eu pudesse oferecer algo meu, feito pelo meu olhar”, afirma.

